Tutorial do uTorrent

1.0 Sobre o utorrent

O Software utorrent é um programa que permite fazer download de arquivos por torrent. Criei esse tutorial pois um amigo me indicou o programa e achei bastante interessante além de ser uma mão na roda para quem gosta de fazer downloads e tem internet dial-up (eu) pois pode resumir os downloads.
Gostaria apenas de lembrar que fazer download de conteúdo protegido por direitos autorais é crime portanto, não me responsabilizo pelo mau uso do programa.

Oque é torrent?

Torrent nada mais é que um pequeno arquivo que funciona apenas em softwares de torrent como por exemplo o utorrent, bittorrent e etc. O programa gerenciador de torrents funciona similar a um gerenciador de downloads, a grande diferença é que pode resumir qualquer download (algo que não pode ser feito se não tiver contas Premium em sites como rapidshare, megaupload, megarotic e etc)

O software funciona de uma maneira bastante interessante, o servidor tem o arquivo em questão (citarei um de 916MB) o servidor então divide esse arquivo em 916 partes de 1MB e envia para os interessados em fazer download os fragmentos dos arquivos, com isso, chega uma hora que 916MB já foram enviados do servidor para estações em todo o lugar do mundo. Daí é que entra a corrente (Torrent) os usuários (seeds) começam a trocar esses arquivos, por exemplo, se eu tenho a parte 351 e outra pessoa tem a 250, o software irar fazer com que a pessoa X faça download da minha parte 351 enquanto eu faço download da parte 250 dele.

Isso facilita o servidor de modo que o mesmo não se sobrecarrega. Os downloads podem ser resumidos tranquilamente podendo-se inciar em outro dia.

Uma grande facilidade do utorrent é que o software permite ao usuário visualizar os arquivos que já foram feitos download, sendo assim você pode verificar se realmente é isso que você quer fazer o download ou até mesmo selecionar as partes que você deseja ou não fazer download.

Agora depois dessa breve explicação iremos ao tutorial:

Faça download do utorrent pelo link: http://www.utorrent.com/download.php

Após a instalação do software clique 2x no ícone utorrent.exe, logo em seguida a seguinte janela será exibida:

1.1 Barra de Ferramentas

FILE

Add Torrent… (Ctrl+O) – Adiciona um torrent para download
Add Torrent do default save (Ctrl++D) – Adiciona um torrent para download podendo escolher o diretório de destino
Add Torrent from URL (Ctrl+U) – Adiciona um torrent de uma determinada URL existente
Add RSS Feed – Adiciona um Feed
Create New Torrent (Ctrl+N) – Cria um torrent a partir de um arquivo em seu computador
Exit – Fecha o programa

OPTIONS

Preferences – Altera as configurações do software
RSS Downloader – Altera opções do RSS
Speed Guide – Altera as opções da velocidade da conexão
Show Toolbar– Exibe ou oculta a barra de utilidades
Show detailed info – Exibe informações detalhadas
Show status bar – Exibe a barra de status
Show Category list – Exibe janela de pesquisa (explorer)
Icons on Tabs – Exibe ou oculta icones
Auto Shutdown – Programa horario para encerrar o programa

1.2 Barra de Utilidades

A barra de utilidades serve como atalho para algumas funções. Da esquerda para a direita temos:

Adicionar novo torrent;
Criar novo torrent de uma URL;
RSS Feed;
Criar novo torrent;
Remover torrent;
Iniciar/resumir torrent;
Pausar torrent;
Parar torrent;
Mover para cima;
Mover para baixo
Preferências
Procura de torrents pela web

1.3 Explorer

Na barra do explorer é exibida as estatística dos torrents.

1.3 Janela Primaria

Na janela primaria é exibida as informações do torrent assim como seu status, estatiscas e etc.

1.4 Janela Secundaria

Na janela secundaria temos diversas guias:

TRANSFER

Em Transfer é exibido as informações correspondentes a taxa de download e upload do torrent assim como tempo restante, quantidade de seeds, peers, tempo restante e outras informações.

GENERAL

Em General é exibido o diretório de destino do torrent assim como o total de partes que você já tem, quantas faltam, o Hash, data de criação, tamanho total do torrent e comentários.

TRACKERS

É exibido as opções de trackers assim como o nome, staturs, seeds, peers e horário de update.
Em Trackers, mostra o status do servidor, o mesmo é atualizado as vezes para atualizar o numero de seeds e etc (veja na janela em update In)
Mas afinal oque são seeds? Simples, seeds são usuários que estão fazendo o download e upload do mesmo torrent que você. É aconselhável fazer download de torrents com ao menos 10 seeds para que sempre que conectar o software tenha alguma semente para você fazer download

PEERS

É exibido o IP dos client torrents assim como o pais, velocidade de download, upload e etc

PIECES

Em Pieces é exibida a taxa de trasnferencias das partes que você não tem assim como as já completadas, velocidade, numero de blocos e etc.

FILES

Aqui é exibida os arquivos que vem junto com o torrent. É altamente aconselhável que após iniciar o torrent você verifique seus arquivos para ver se realmente é isso que você deseja fazer download. Em Files tempos os números de partes que o arquivo foi dividido assim como o tamanho, porcentagem de download concluída e etc.

SPEED

Aqui é exibido um gráfico da estatística do download e upload

LOGGER

Aqui é exibido os logs das conexões assim como o endereço IP deles.

1.5 Fazendo download de um torrent

Faça download de um torrent, geralmente é um arquivo de poucos Kbytes em sites de torrents (vocês sabem… ) e similares, você também pode procurar um torrent na WEB diretamente pelo utorrent digitando o nome desejado na janela Search mas eu acho mais pratico fazer download direto dos sites para depois aplicar no utorrent.

Com o torrent em mãos, basta clicar no botão add torrent ou ir em File/Add torrent… feito isso, procure o torrent nos diretórios do seu computador e selecione-o. Pronto, agora o software se encarregará do resto.

A grande vantagem de fazer downloads por torrent com o utorrent é o fato de poder resumir o download, verificar os arquivos contidos e outros que facilita muito a vida. Por exemplo, você esta fazendo o download de um arquivo de 100MB por servidores como Rapidshare, Badongo, Easyshare e outros e em 90% sua conexão cai… com o utorrent você tem opções de resumir o download facilitando muito a vida (principalmente de usuários de internet dial-up como eu)

1.6 Deskmod no uTorrent

Com o uTorrent também é possivel fazer Deskmod aplicando Skins, no entanto, as Skins disponiveis são apenas para os icones. Para fazer download das skins basta ir em http://www.utorrent.com/skins.php Fazer o download das skins (toolbar Icons e qualquer outro que desejar) e coloca-los na pasta C:\ Documents and Settings\ [Username]\ Dados de Aplicativos\ uTorrent

Cole as imagens nessa pasta e reinicie o programa que a skin será aplicada.

Vale lembrar que onde esta C:/ é porque é padrão instalar o Windows nessa partição, mas caso não esteje, coloque na partição onde esta instalado o Windows.

Onde esta escrito Username é para abrir a pasta onde com o nome da sua conta de usuario.

Abaixo uma foto com os icones alterados.

1.7 Melhorando a velocidade do uTorrent

1.7.1 – Primeiramente, clique com o botão direito sobre o icone tray do uTorrent Limite agora a velocidade do UPload para a metade da velocidade de seu download. (ver foto)

1.7.2 – Alguns provedores de Internet restringem a comunicação com o uTorrent para limitar a sua velocidade. Nesse caso, existe uma opção que pode ser habilitada para poder encryptar as informações e assim aumentar o uso da banda. Para isso, vá em Opções/ Guia de Velocidade ou aperte Ctrl+G e Habilite a caixa Habilitar Criptografia (ver foto)



1.8 Alterando configurações, otimizando e links úteis

Eu não aconselho alterar as opções preferenciais padrão do utorrent mas breve estarei abordando sobre esse assunto. Enquanto isso, indico-lhes links interessantes sobre o utorrent:

Dicas e Artigos sobre o utorrent

Dicas e Artigos [Forum Adrenaline]

Configurando para Internet 300kbps

Configurando para Internet 300kbps [ForumPCs]




%d blogueiros gostam disto: